Dicas para planejar a sua próxima viagem!

P1090101Muitas pessoas me perguntam o que é preciso para planejar uma viagem. Então resolvi escrever aqui algumas dicas que considero importantes quando a ideia é sair por aí viajando!

1) Em primeiro lugar tenha bem claro o que você pretende com a viagem que irá realizar. Infelizmente temos pouco tempo livre durante o ano, por isso é importante planejar bem como irá desfrutá-lo, assim ele te compensará ainda mais! Quando pensar nisso, tente decidir se estás precisando descansar em uma praia deserta, ou um agito das baladas, ou belas compras em shoppings ou ainda passeios mais culturais (existem diversos motivos pra se viajar)! Esse é o primeiro passo para realizar de verdade o desejo de viajar! Pra isso, sugiro muita leitura, guias, revistas, internet, conversa com os amigos, etc, etc. Aqui as fontes são infinitas, e com certeza não faltarão sugestões!

2) Depois de definido o motivo principal da viagem, é hora de escolher a data para a viagem. Nem sempre podemos decidir 100% deste nosso tempo livre, mas esse é um detalhe importante se considerar questões como condições climáticas e as demandas de alta temporada!

3) Com o motivo da viagem decidido, e a data também, agora é hora da escolha do destino propriamente dito! A leitura dos guias, das revistas e da internet já ajudará bastante. Aqui é necessário pesquisar sobre o clima nas regiões pesquisadas, para saber onde estará chovendo (não esqueça que em muitos lugares os verões são bastante chuvosos), ou onde será seco demais. Não deixe o mau tempo interferir nos seus dias de lazer!

4) Com lugar escolhido, é hora de pensar se é uma oportunidade para ir acompanhado ou sozinho! Viajar com alguém demanda sempre muita afinidade, para que todos possam atingir seus objetivos de descansar, se aventurar, ou simplesmente passar horas realizando compras. Não esqueça deste detalhe, e procure ir acompanhado de pessoas que estejam com o mesmo 'clima para a viagem', com certeza assim vocês enfrentarão menos stress!

5) Agora vem a parte mais restritiva! Recursos financeiros para a viagem! É claro que isso é um ponto que se deve considerar desde o início do planejamento, pois muitas vezes decidir por um destino do outro lado do planeta já poderá comprometer seu orçamento apenas com as passagens aéreas! Porém, depois de definidos os itens anteriores, é preciso estabelecer o quanto se poderá gastar durante a viagem, e estabelecer valores diários para os principais serviços, como hospedagem, alimentação e transporte. Isso com certeza contribuirá para um retorno bem mais tranquilo, quando a fatura do cartão de crédito estiver chegando, sem surpresas. Quando você estabelecer alguns valores  para os serviços sua pesquisa ficará muito mais fácil, pois a grande maioria dos sites na internet podem ser limitados por valor!

6) Hora de colocar a mão na massa, e fazer as compras! A internet está repleta de sites de busca para passagens aéreas, hospedagens, alimentação e transporte. Os mesmos guias impressos vendidos nas principais livrarias estão disponíveis na internet, com informações preciosas. Encontre parte deles no site da Conselheira. Outra forma de adquirir estes serviços é ler as experiências de outros viajantes, que precisaram planejar também suas viagens. Na minha opinião, a melhor fonte de consulta são os blogs, com assuntos fresquinhos sobre as mais diversas viagens. Para um bom leque de opções, acesse os blogs recomendados do Viaje na Viagem, do Ricardo Freire.

7) Comprou as passagens? Reservou os hotéis? Já tomou nota dos locais mais interessantes para se visitar? E aquele restaurante legal? Então agora é hora de pensar no dia D, e pra isso é preciso lembrar de mais alguns itens importantes:

- documentação: estar com a documentação completa para visitar diferentes países é imprescindível. Para estas informações (inclusive vacinas) consulte a vistos.com.br, e se precisar emitir seu passaporte, visite o passo a passo no site da Polícia Federal;

- dinheiro: qual a melhor forma de levar dinheiro para usar em outro local? Verifique se há disponibilidade de bancos, que facilitam muito a vida de qualquer viajante. Porém lembre-se que há diversas opções (cartão pré-pago, cartão de débito, cartão de crédito, cash, traveller checks, etc), e que todos possuem custos diferenciados. Para te ajudar a tomar esta decisão, visite este post da Melhores Destinos, que fez um levantamento sobre o assunto;

- bagagem: leia atentamente todos os informativos emitidos nos documentos das passagens aéreas. Certifique-se do peso permitido para suas malas, além dos itens aceitos como bagagem de mão e bagagem despachada. Geralmente eles estão disponíveis nos sites das companhias aéreas. No site da Receita Federal você encontrará detalhes sobre o que poderá trazer do exterior sem preocupações;

8) Bom, agora é esperar a hora chegar! Não se atrase para chegar ao aeroporto, lembre-se de pegar um bom livro, seu iPod e suas músicas favoritas, e vá entrando no clima! Em breve estarás desfrutando do seu merecido tempo livre! Ahh, e não esqueça de compartilhar com os amigos sobre as aventuras quando voltar!

Se precisar de um help, fique à vontade e escreva pra Conselheira para Viagens!

E boa viagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário