Em casa em Buenos Aires - Parte I

DSC04480Este post é dedicado aos detalhes que envolveram a reserva da nossa hospedagem em Buenos Aires para esta viagem com a minha irmã, a Michelle. Como havia comentado anteriormente em um post especial, escolhi para esta viagem, aliás para todas as viagens nestas minhas férias de 2012, utilizar as opções de hospedagem do Airbnb. São centenas de opções de apartamentos privados, quartos privados e quartos compartilhados em diversos bairros de Buenos Aires. É claro que este é apenas uma das opções nesta área, que vem crescendo bastante, principalmente por se tratar de uma excelente fonte de renda extra para a população local.

Escolhi o Airbnb porque simplesmente o visual é agradável, as fotos são geralmente excelentes, é muito fácil para navegar, está disponível em português, e te possibilita trocar mensagens com diversos anfitriões para conhecer melhor as opções.

Como já havia ficado em Buenos Aires há dois anos atrás, e naquela época havia escolhido San Telmo, resolvi seguir a dica de alguns posts que li na internet e algumas reportagens de revistas, sugerindo hospedagem na Recoleta. E não me arrependi nadinha, aliás, sugiro a todos que fiquem nesta região, que é muito residencial, limpa, organizada, prédios belíssimos, inúmeras opções de cafés e restaurantes, enfim, super agradável. Não foi a toa que saímos com a sensação de "ter residido em Buenos Aires" por 5 dias!

A negociação com a Fabiana, dona do apartamento que mais me agradou, começou aproximadamente 45 dias antes da viagem, e foi simples e fácil. Mensagem com pedido de reserva pra lá, mensagem com confirmação de disponibilidade pra cá, fiz o pagamento integral no cartão de crédito (geralmente se exige o pagamento integral, porém o anfitrião só recebe depois que você chega, e preste atenção nas regras de cancelamento, pois cada anfitrião escolhe as suas dentre as opções definidas pelo Airbnb!), e pronto! Estávamos com um lugarzinho garantido em Buenos Aires. Mas a nossa comunicação não terminou por aí, aliás, foi aí que começamos a nos comunicar semanalmente. A Fabiana mandou todas as informações disponíveis para deslocamento entre o aeroporto e o apartamento, como opções de traslado e preços de táxi. Respondeu a todos os meus e-mails, desde quais as empresas que fariam o passeio a Colonia del Sacramento como para as opções de balada na cidade! Aliás, a Fabiana chegou até a ler o blog da Conselheira para Viagens, e já estava pensando em fazer uma viagem para Los Roques com o marido e os filhos. Achei uma graça isso!

Chegamos em Buenos Aires no horário marcado, porém chegamos ao apartamento aproximadamente 1 hora antes do combinado por inacreditavelmente não havia muito trânsito do Ezeiza até o centro. E aí outra surpresa: o motorista da empresa que escolhemos para o traslado, quando percebeu que a anfitriã ainda não estava no apartamento, logo ligou de seu celular e me colocou em linha com ela! Prontamente a Fabiana disse que já estava saindo de casa, e que chegaria o mais rápido possível. Nesses 30 minutos em que eu e a Chelle esperamos na frente do prédio, já nos sentíamos na Europa, prédios lindos, fachadas super antigas, e um arzinho frio que convidava para um vinho... assim começávamos a pensar qual seriam os planos da primeira noite!

DSC04478

Quando chegou, o marido da Fabiana já trazia água mineral pra gente, acompanhou até o apartamento, explicou cada detalhe do lugar, nos recebeu com uma porção de mapas e folders detalhando as opções de passeios e compras na cidade, e com um mapa estrategicamente colado atrás da porta principal do apartamento nos descreveu a região do entorno do apartamento, com a posição de cada lugar imprescindível, como mercado, banco, lavandeira, bons restaurantes com preço justo, farmácia, etc. Uma super mão na roda. Minha opinião: esse casal nasceu para serem anfitriões!

Sobre as comidinhas deliciosas do entorno, vou deixar para o post específico, que já está saindo também! Foram diversas experiências, mas nunca o suficiente para quem ama comer como eu!

DSC04484

DSC04488

O apartamento é bem pequeno, basicamente um quarto, um banheiro, uma mini-micro cozinha e um telefone fixo para ligações locais, mas tinha mais do que precisávamos, e foi muito econômico, pois pagamos algo em torno de R$ 100,00 por dia para nós dias. Fica no 7 andar de um prédio bastante velho, mas tudo funcionava perfeitamente bem, inclusive o elevador, que parecia pré-histórico! Adorei o prédio, adorei a localização, e o apto! Infelizmente as fotos que tirei quando entramos estavam na máquina que se foi, mas salvei as fotos do próprio Airbnb pra mostrar pra vocês!

large (1)

large (2)

large (3)

large

Para irmos embora foi super fácil! Só combinamos um horário coma  Fabiana, que nos encontrou no apto para realizar a entrega das chaves (uma pena!), e realizar a vistoria de entrega. Devemos entregar o apartamento em boas condições de limpeza, isso não significa que você precisa fazer uma faxina, pois quando se aluga, paga-se uma taxa de limpeza, o que facilita. Mas lembre-se que seu comportamento num apartamento Airbnb pode ser relatado pelo anfitrião no seu perfil (cadastro), o que poderá facilitar ou dificultar novas reservas! Isso é muito legal, pois com essa rede de contatos e feedbacks, novas portas vão se abrindo, literalmente, para você, em todo o mundo!

Logo no dia seguinte em que cheguei em casa já havia recebido uma mensagem de que o meu depósito de segurança (um caução que eles bloqueiam no seu celular quando você entra no apartamento) havia sido devolvido, e os comentários amáveis da Fabiana para nós duas! Definitivamente uma experiência positiva, com certeza recomendável, e que merece repeteco! Agora já sei onde fica o meu "cantinho" em Buenos Aires!

Aproveitem e explorem todos estes lugares tão especiais do Airbnb!

Nenhum comentário:

Postar um comentário