Metrô de NYC – sem estresse!

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Antes de embarcar pra esta viagem a NY eu já havia encontrado informacões bem específicas sobre o metrô de Nova Iorque no blog do Viaje na Viagem. Nao tinha a menor idéia do que o Ricardo Freire falava antes de sentir na pele como verdadeiramente funciona o metrô da Big Apple.

Primeiro de tudo esqueça qualquer relação com outras redes de metrô em que você já andou, com linhas que frequentemente se cruzam, e onde é possível fazer conexões. Em Nova Iorque as conexoes são poucas, e há diversas estações com o mesmo nome, porém linhas diferentes, subindo/descendo ruas diferentes, como as que acompanham a 8th Ave., a 7th Ave. e a 6th Ave.

Importante destacar que o metrô funciona 24 horas por dia, uma verdadeira mão na roda, e que se o desejo é explorar Manhattan, praticamente se faz tudo de metro,inclusive para noite. Andamos de metro até as 3 da manhã, e sempre estava bem movimentado. Para ter uma ideia, todas as estações são monitoradas por câmeras, e em algumas estações, como a minha no Brooklyn, tinha uma pequena central policial aberta o tempo todo.

Quanto ao tipo de tickets, se você vai ficar pelo menos uns dias na cidade, sugiro que compre o Metrocard Unlimited, que tem validade de 7 dias (há outros períodos e preços tambem) e custa USD 29,00 por pessoa (não é possível dividir o cartão com outra pessoa, pois não é possível usá-lo duas vezes num período inferior a 18 minutos), e serve para quantas viagens forem necessárias nos dias de validade. Ha ainda duas outras opcoes de tickets: o individual, que custa USD 2,50 por viagem, e o Metrocard Pay-per-Ryde, como um cartao pre-pago que pode ser carregado quantas vezes sejam necessarias, e cuja tarifa custa USD 2,25 (para informações atualizadas sobre o metrô de Nova Iorque, acesse o site da MTA NY.

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Há outras informações essenciais para qualquer pessoa que queira se deslocar em Nova Iorque de metrô sem se estressar muito (porque alguns estresses irão acontecer!): alguns trens são expressos e outros são chamados de locais, parando em todas as estações. Preste atenção nas indicações do mapa do metrô pois as vezes o seu trem irá passar pela estação desejada e não irá parar! Saiba também que isso pode mudar, e geralmente muda durante o final de semana ou de acordo com a necessidade de manutenção das linhas de metrô (há diversas obras na cidade!), quando eles colocam alguns trens expressos fazendo percursos de trem local em determinado trecho da linha. Para não se perder, esteja atento as informações disponíveis nas plataformas, nos quadros de avisos, indicadas nos letreitos digitais dos trens e nas informações disponibilizadas pelos motoristas ao longo do trajeto. Durante estes dias na cidade vi new yorkers pegando metrô errado, reclamando das informações, por isso muita atenção e bom humor para se deslocar!

Ah, além disso, há estações mais antigas onde não é possível trocar de plataforma (sentidos) após pagamento do ticket, isto é, cada sentido será um lado da rua, então atenção para não desperdicar nenhum crédito do seu cartão!

Mas não se assustem com estes poréns.... ao chegar na sua primeira estação de metrô, peça o mapa da rede (é imenso!), e planejam a cada dia o deslocamento para que seja feito com o menor estresse possível. Na dúvida, pergunte sempre para algum funcionário do metrô. A cidade é bem plana, convida muito a caminhar, porém é imensa, então haja joelho e tênis para tanta disposição!

Obs.: para um tour bem legal de metrô, pegue o trem que passa pela Manhattan Bridge, e aproveite para curtir a paisagem destas pontes que são belissimas, pois este é o único que passa sobre a ponte, as demais linhas passam por túneis sob o Rio Hudson. Esta passa ao lado da Brooklyn Bridge, apesar de que o visual e mais bonito no sentido Uptown!


De airtrain/trem/metrô ate o Brooklyn!

Que inveja da funcionalidade deste país! Chegar ao aerporto de Newark (que fica em New Jersey) e me deslocar até o Brooklyn de transporte público foi muito mais fácil do que eu imaginava! Após o desembarque, somos direcionados para as estações do Airtrain Newark International Airport, um pequeno trem de superficie que faz o deslocamento dos passegeiros entre os 3 terminais do aeroporto e seus respectivos estacionamentos, além de ligar estas estaçòes com a Newark International Airport Railroad Station, de onde parte os trens para Downtown New Jersey e New York (interligando com as estações de trem e metrô da Big Apple).

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Como cheguei num domingo, por volta das 6h da manha, precisei aguardar um pouco, porque o domingo é o unico dia em que eles param o Airtrain de madrugada. Quando em funcionamento, há um Airtrain a cada 4 minutos. Para utilizá-lo só precisei comprar a passagem do trem que me levaria ate New York Penn Station na 34th Street. Foram USD 12,50 para seguir 3 estações num trem super moderno de dois andares (fique com o ticket pois uma funcionária do trem iria solicitá-lo para validá-lo).

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Chegando na New York Penn Station (não confundir com a New Jersey Penn Station - uma parada antes), foi só seguir as placas de Subway (metrô). Numa máquina de auto-atendimento comprei meu Metrocard Unlimited para uma semana (USD 29,00), e embarquei num trem expresso da linha A sentido Downtown - Brooklyn. Em 8 estacoes eu estava em "casa"! Com isso economizei algo em torno de USD 75,00 só na chegada, e criei coragem para voltar da mesma forma!

Obs.: as opções de conexão com os demais aeroportos de Nova Iorque são todas bem similares (com airtrain conectados a rede de metrô). O blog Viaje na Viagem tem maiores detalhes destes outros deslocamentos, assim como de algumas vans compartilhadas que fazem o percurso por um preco menor, porém podem demorar muito mais em função do percurso que realizam.

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