Em casa em Buenos Aires – Introdução

DSC04477Acabamos de decolar do Aeroporto Internacional de Buenos Aires – Ezeiza direto para Florianópolis em mais um belo dia de sol na capital portenha! Buenos Aires esteve linda nestes últimos 5 dias (muita sorte da Chelle, que agora está iniciada na cidade).

Eis um pequeno resumo de tantas sensações desta viagem:

- “Morar” na Recoleta por 5 noites foi uma experiência muito agradável, perto de tudo, se sentindo em casa num apto (Airbnb) do tamanho certo para as nossas necessidades, vivendo como locais, inclusive indo ao teatro (Parte I);

- Degustar comidinhas típicas ou diferentes, com aquela sensação de eterna saciedade, porém com a vontade de ter provado ainda mais! Bom, Buenos Aires é perto de Floripa, ainda bem, sempre dá pra voltar (Parte II)!

- Liberdade de andar pelas ruas tão largas e lindas do centro, ou mesmo pelas ruelas de San Telmo, vivenciando a “muvuca” da feira de domingo sob um sol que combina perfeitamente com o frio de Buenos Aires nesta época do ano (Parte III);

- Como nem tudo são flores… não vale mais a pena fazer compras na cidade, como valia há 2 anos atrás. Mesmos com bebida e comida a coisa não anda fácil, mas para empanadas, carnes, alfajores e vinho ninguém é capaz de contar moedas! Além disso, tive o desprazer de encontrar a pessoa errada, no lugar errado e no momento errado, e como resultado tive que forçadamente me despedir da minha super máquina fotográfica! E pior, com as fotos da primeira noite e primeiro dia! Mas nada abala a Conselheira para Viagens… já escolhi outra máquina, e os posts sairão igual… com fotos de outros contribuintes!

Sem sombra de dúvida, o saldo foi positivo. As pernas reclamam um pouco, mas no final a saída da rotina sempre traz mais vida e energia, e faz valer a pena! Nosso roteiro foi simples, e tentou cobrir um pouco de tudo, já que era a primeira vez da Michelle na cidade. Minha sorte é que minha irmã é uma super companheira de viagem, tranquila, paciente, e que me fez ficar melhor quando a máquina fotográfica se foi embora! Olha a alegria dela indo pra aula de tango!!!

Nós fizemos o seguinte roteiro:

sábado a noite (chegada): Puerto Madero – Asia de Cuba

domingo: Teatro Colón (assistimos uma apresentação filarmônica gratuita) e Obelisco, depois seguimos para San Telmo, e a noite fomos aprender tango e dançar um baile no Centro Cultural La Viruta, em Palermo

segunda: Colônia del Sacramento, no Uruguai (com Buquebus)

terça: Plaza San Martín, Calle Florida, Galerias Pacífico, Casa Rosada, Catedral, Av de Mayo, Linha A do subte (linha de metrô mais antiga da América Latina), Congresso, Cemitério da Recoleta, e a noite um jantar com empanadas deliciosas no El Sanjuanino

quarta: El Caminito (La Boca) e depois seguimos para Plaza Italia, em Palermo. Caminhamos pelo shopping aberto de Palermo, visitando as diversas lojas de design, e na volta o Jardim Botânico. O jantar foi em “casa”, com vinho nacional, pães artesanais, fiambres e quesos, uma despedida charmosa!

quinta: retorno pra casa (de Floripa, é claro!)

Bom, para registrar as nossas experiências, e compartilhar as fotinhos desta viagem (antes de eu embarcar na próxima), vou dividir o relato de Buenos Aires em mais três posts: hospedagem na Recoleta (Parte I), as experiências gastronômicas que nunca podem faltar (Parte II) e os caminhos da cidade que percorremos (Parte III).

Antes de escrever o próximo post, seguem algumas dicas importantes:

- ao chegar em Buenos Aires negocie o táxi/traslado aeroporto/hotel/aeroporto. Geralmente para voltar com a mesma empresa contratada na chegada, há desconto.

- lembre-se de pegar mapas da cidade e do metrô assim que chegar, na Central de Informações Turísticas. Como Buenos Aires é uma cidade plana, vale muito a pena caminhar, pelo menos pelas ruas principais!

- muito cuidado no metrô. Certifique-se de que seu pertences estão bem guardados, e coloque-os sempre na sua frente. Minha experiência desagradável foi ali, mas eu poderia ter me cuidado melhor. De qualquer forma, se algo acontecer, localizei um policial no metrô ou então um funcionário, que chamará um policial. Se houver perda de documentos, lembre-se de contatar o Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires com a maior brevidade possível.

- abuse dos ônibus, que são muitos, a todo momento, e muito baratos. Atravessamos a cidade pagando apenas AR$2,00 por pessoa, o que equivale a menos de R$1,00. Lembre-se apenas de que são aceitas apenas moedas, não é possível usar cédulas. Além disso, os estabelecimentos estão com poucas moedas, se for necessário trocar cédulas por moedas para usar o transporte de ônibus, procure um banco, é bem mais fácil.

- tenha sempre alguns Reais (R$) no bolso, em algumas lojas (não muitas) eles são muito bem pagos! Chegamos a trocar por AR$2,50!

- permita-se provar todos os alfajores possíveis. Deixe um pouco o Havanna de lado, e explore, principalmente os caseiros, com a bolacha feita de maizena, e com coco ao redor do recheio. Estes são divinos! Pena que em 5 dias é possível comer tão pouco! ;)

- e por fim, não crie muitas expectativas sobre a cidade. Buenos Aires é amada por muitos, e odiada por muitos outros. Sim, é uma cidade suja, mas também se parece com Paris ou Madri, principalmente a Av Callao chegando na Recoleta! Esteja aberto a estas contemplações, e curta a viagem sem preconceitos!

DIVIRTA-SE EM BUENOS AIRES!

Um comentário:

1. eu me diverti e muitooo!!! e comi muito tb!!! foi showw!!! to aguardando os outros posts!!!! bjosss