Como foi fácil tirar o visto americano!

euaVisitar os Estados Unidos requer a emissão de um visto prévio a viagem, que deve ser obtido em um dos consulados disponíveis no Brasil. Porém esse assunto é sempre chato, cheio de detalhes, repleto de papéis, e de certa forma gera um certo desconforto, porque todo mundo tem um medinho de ter que cancelar as férias por questões burocráticas!!

Mas com a crescente procura dos brasileiros por viagens aos EUA, e os valores cada vez mais expressivos gastos pelos brasileiros naquele país colocaram o Brasil numa posição cada vez mais confortável nas avaliações e aprovações de vistos para os brasileiros. Atualmente mais de 96% dos pedidos são deferidos, e há todo um movimento para que em breve não tenhamos que emitir este visto prévio para visitar a terra do Tio Sam!

Em maio de 2012 a embaixada americana mudou a forma de solicitar o visto americano, e o que antes era sinônimo de imensas filas, agora já não existe mais! Quando estive pesquisando para emitir o meu novo visto, as instruções mais fáceis estavam no link da Melhores Destinos, com um passo a passo especial, muito simples:

 http://www.melhoresdestinos.com.br/visto-estados-unidos-3.html.

O processo se resume a preencher um formulário eletrônico (achei bem rápido e fácil), depois fazer o pagamento da taxa (USD160 para turismo) e então agendar os dois atendimentos necessários: uma para cadastro das impressões digitais e fotografia, e na outra para a entrevista com os funcionários do consulado. Como a pressa era grande, afinal sem visto garantido não dava para arriscar e comprar as passagens aéreas, marquei para a primeira data disponível, aproximadamente 7 dias depois do término do preenchimento do formulário e do pagamento da taxa. É claro que o tempo de espera irá variar de acordo com o consulado escolhido. Neste site da embaixada americana é possível consultar diariamente o tempo de processamento de cada consulado. Como no Rio de Janeiro o tempo de processamento estava mais rápido, foi para lá que direcionei o meu formulário:

 http://travel.state.gov/visa/temp/wait/wait_4788.html?post=Rio+De+Janeiro&x=83&y=15.

image

Após o pagamento da taxa, o agendamento das entrevistas foi muito fácil. Porém, mais fácil e mais rápido foram as próprias entrevistas. De acordo com as informações dos sites, é sugerido que se chegue com 30 minutos de antecedência. No atendimento no CASV (primeiro agendamento para impressões digitais e fotografia) fui atendida e liberada em aproximadamente 2 minutos! Confesso que não entendi porque não é possível agendar os dois atendimentos (CASV e consulado) no mesmo dia, o que facilitaria para quem mora em cidades onde não ha consulado americano.

No outro dia, segui para o consulado para a entrevista. Aqui é preciso destacar que o site não informa quais documentos que você precisa apresentar na sua entrevista, aliás, é até bem provável que não peçam nenhum documento, nenhum comprovante! Mas, para garantir, leve sempre cópia de todos os documentos que possam comprovar renda e bens! Ou ponto é que de não se pode entrar com celular, máquina fotográfica, nada eletrônico no consulado, e do lado de fora do prédio já se estabeleceu um serviço paralelo de profissionais encarregados de ‘cuidar’ dos seus eletrônicos enquanto você estiver aguardando pelos procedimentos dentro do prédio. Eu achei melhor deixar com uma amiga que estava me acompanhando, e que não entrou, mas sugiro que você deixe seus eletrônicos no hotel ou em casa! Já no que se refere ao atendimento no consulado, levou aproximadamente 30 minutos do tempo em que entrei por uma porta e sai pela outra aliviada com o deferimento do meu visto! A minha entrevista levou aproximadamente 3 minutos, e o restante todo do tempo foi aguardando em fila até chegar ao funcionário do consulado, que perguntou:

- Para onde você vai?

- Vai viajar sozinha?

- Mora sozinha?

- Já foi aos EUA?

- Onde trabalha e o que faz?

Depois disso, leram minhas impressões digitais e me parabenizaram: ‘Seu visto foi aprovado, você o receberá em casa em breve’. Simples assim! É claro que não é simples para todos, afinal ainda há 4% dos vistos que são negados, e assisti uma dessas situações. Mas depois de todos os compromissos cumpridos, agora restava curtir a cidade do Rio de Janeiro, na companhia maravilhosa dos meus amigos, e começar a planejar os dias da próxima viagem!!! Isso tampouco foi difícil!

DSC01730

6 comentários:

  1. Oi Giane,

    quanto tempo após a aprovação o seu visto foi entregue em casa?

    ResponderExcluir
  2. Oi Filipe,
    meu visto foi concedido na sexta-feira, e recebi o passaporte em casa na quinta-feira seguinte, foi muito rápido e fácil!

    ResponderExcluir
  3. Giane

    estou tirando meu visto na semana q vem , meu salario nao esta na faixa de 1,500 mais bonificacoes da emrpesa, eles negam mtos vistos devido a salario baixo ?

    ResponderExcluir
  4. Então Giane, não compreendo corretamente isto, o visto conforme a imagem que tu postou tem a validade de 10 anos, mas o período máximo (turismo) que se pode ficar nos EUA é de 6 meses correto?! Este visto é valido para todas as vezes que eu quiser retornar, desde que esteja dentro da data de validade? Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  5. ,eu foi muito facil tirar o visto pergunto oq eu fasia pra ond ia com quem morava e oq meus pais fasiam. e eu ganho 1500 por ai

    ResponderExcluir