A Pedra Furada e outras maravilhas naturais da Serra de SC

DSC00882Não lembro exatamente quando passei a me interessar por livros de viagens. Confesso que ler um enredo que se passa num cenário real sempre me chamou a atenção, principalmente pela possibilidade de visualizar um local que em breve eu poderia visitar. Num certo momento passei a ler expedições. Duas marcaram bastante, a expedição Kon-tiki e a expedição de Shackleton, no Endurance. Passada a minha fase pelas navegações, resolvi ler sobre expedições aos picos do Himalaia (já contei aqui um pouco desta história de Everest). A empolgação foi tanta que cheguei pensar em fazer uma parte do trecho… mas aí percebi que a minha preparação física neste momento permitia apenas ler livros sobre o assunto! :)

Mas para chegar aquele objetivo final (quem sabe um dia relatarei uma jornada pelo Tibete e contarei como cheguei ao topo do mundo!), podemos começar com coisas mais fáceis, certo? Mais fáceis, porém não menos belas! Aqui mesmo em SC, escondido na serra, há belezas naturais que muitos ainda não conhecem, ou não sabem que podem (facilmente) chegar até lá!

DSC00901

Este post é dedicado a uma expedição que fizemos a Pedra Furada em Urubici. Uma expedição para chegarmos até o famoso furo da Pedra Furada. Uma caminha linda, contornando o Morro da Igreja, e aprendendo sobre a formação da Serra de SC. Mas não é somente a Pedra Furada que rouba a cena nesse canto de SC. Aquela região está repleta de lugares especiais, leia até o fim que encontrarás motivos para suas primeiras expedições!

DSC00882

Visitar o Morro da Igreja e a Pedra Furada sempre fizeram parte de qualquer visita a Urubici, mesmo que fosse por um dia. Mas o passeio resumia-se a chegar de carro até próximo da estação meteorológica, descer do carro, contemplar os lindos cortes da serra, e às vezes até o mar, a famosa pedra, e depois voltar para a cidade. O vão que existe entre o Morro da Igreja e a Pedra Furada sempre me deu uma impressão de distanciamento da Pedra Furada, como se isso garantisse seu isolamento das pessoas. Incrível que nunca me atrevi a pensar em chegar lá. E não era de preguiça não, porque adoro uma trilha! Era simplesmente porque sempre imaginei ela lá, separada das pessoas, em seu local de contemplação.

DSC00880

Em nossa última viagem a Urubici, a vontade de realizar uma expedição me levou até a Serra Sul Ecoturismo, e fui apresentada a trilha para chegar até a Pedra Furada… sim, tocas as paredes da Pedra Furada. Nem li a descrição detalhada da trilha, porque já me imaginava lá, e parece que foi assim que aconteceu. Quando a vegetação se abriu, estávamos lá, ‘dentro’ do furo, enxergando todas as pessoas no alto no Morro da Igreja, tirando fotos do nosso grupo! Sensação maravilhosa! E não foi difícil, veja só:

A Serra Sul Ecoturismo (http://www.serrasul.tur.br) é uma operadora de ecoturismo que realiza diversas atividades na região da Serra de SC. A Débora e o Zé são os verdadeiros responsáveis pela descoberta destes lugares especiais, com muito profissionalismo e atenção aos visitantes. O contato inicial foi feito por e-mail e telefone, muito tranquilo. Combinamos um horário para nos encontrarmos em frente o escritório deles, e dali partimos de carro até um ponto um pouco antes do Morro da Igreja, onde deixaríamos o carro e  partiríamos para nossa expedição, num grupo de 7 pessoas.

DSC00954

Depois de algumas fotos do nosso objetivo, tiradas a partir do Morro da Igreja, seguimos por uma trilha bem escondida que contornou a estação meteorológica pela esquerda. Logo que deixamos de avistar a estrada, e o vai-e-vem constantes dos carros de visitantes, o cenário se mostrava completamente outro. Havia o barulho do vento, o voo de uma série de pássaros lindos e os recortes perfeitos nas montanhas que formam a Serra de SC. O dia estava ensolarado, e começava a fazer calor, combinação perfeita para que uns mosquitos gigantes nos picassem todas as vezes que parávamos para as explicações do Zé, nosso guia. Mas as mordidas valeram! :)

DSC00886

DSC00891

DSC00892

DSC00902

DSC00912

Foram aproximadamente 2h30 de caminhada até a chegada a Pedra Furada. Incrível como aquele local se abre quando a gente sai da mata densa. É praticamente impossível conseguir encaixar num foto, mas com certeza já está compondo aquelas fotografias ‘mentais’ que eventualmente fazemos dos lugares especiais. Aproveitamos o tempo na pedra para um lanche, um rápido descanso, e começamos o caminho de volta. O retorno foi tranquilo, porém um pouco antes do final fomos surpreendidos por uma chuva forte, típica de dias quentes, que encarei como uma recompensa pelo esforço de completar mais essa expedição!

DSC00915

DSC00919

DSC00921

Como havia descrito anteriormente, a trilha até a Pedra Furada é apenas uma de tantas atividades naturais que a Serra SC oferece. Gostei muito de conhecer a Cachoeira do Avencal, tanto pela parte de baixo quanto pela parte de cima, é linda!

P1110086

Além disso, não tão longe dali é possível visitar o Mirante da Serra do Rio do Rastro, e se houver disposição, descê-la de bicicleta, ou até mesmo de carro, para contemplar cada curva da estrada, que é encantadora. Ali pertinho do mirante é possível observar o parque eólico catarinense, instalado em Bom Jardim da Serra, onde os ventos estão ‘transformando’ a energia!

P1020061

Mas se você busca um local ainda mais aventureiro, a dica é conhecer a Serra do Corvo Branco, ainda mais íngreme e ainda em estrada de chão, bem pertinho de Urubici. É possível fazer um passeio de bicicleta até lá, para contemplar suas paredes escarpadas. Além disso, para aqueles que gostam mesmo de um trekking, o Parque Nacional de São Joaquim ainda oferece trilhas para conhecer os Cânions das Laranjeiras e do Funil.

urubici-serra-corvo-branco 02

Não faltam opções para explorar a Serra de SC. Descubra aquilo que mais lhe agrada, e curta a paisagem, a tranquilidade, a aventura, a comida, o vinho!

3 comentários:

  1. que legal...estive mês passado em Urubici, mas infelizmente o morro da Igreja estava encoberto e não pude ver a pedra furada...mas peguei sensação térmica de 10° negativos naquele dia...tudo de bom...a serra catarinense é linda...ainda vou ir até lá para pegar neve...

    ResponderExcluir
  2. Tem indicações de hotel ou pousada na regiao??

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela, dê uma olhada neste link, há diversas opções bem charmosas: http://conselheiraparaviagens.blogspot.com.br/2012/05/acolhida-na-colonia-e-outras.html.
    Bom proveito!
    Abraços

    ResponderExcluir