Um café com Portento pela Quinta Santa Maria

DSC01058Como aquele final de semana prolongado tinha o objetivo de degustar e desfrutar dos belos vinhos da região da serra de SC, um dos nossos compromissos (difíceis compromissos!!) foi conhecer o espaço que a Quinta Santa Maria possui no centro de São Joaquim, onde é possível comprar seus rótulos!

Os vinhedos da Quinta Santa Maria, situados no distrito de Pericó, na região serrana de Santa Catarina, em uma altitude entre 1100 e 1300 metros, são compostos por uvas de cepas de castas francesas (Cabernet-sauvignon,Sauvignon blanc, Merlot, Pinot noir, Shiraz e Chardonnay), portuguesas (Touriga franca, Touriga nacional e Tinta roriz) e italianas (Moscatel e Trebbiano). Os vinhos são muitos bons, com destaque para os especiais da linha Utopia, principalmente com as uvas portuguesas (acho que estou numa deliciosa fase ‘Touriga Nacional’!). Além destes, o QSM Blend é um vinho não muito complexo, porém cheio de perfume e sabor, ideal para o dia a dia mesmo (pelo menos aqui em casa sai frequentemente!). Mas o destaque deste post está para o Portento, um vinho fortificado Port Style, delicioso, nas versões branco e tinto.

DSC01056

DSC01057

Essa proximidade com Portugal vem da origem do proprietário desta vinícola, Sr. Nazário Santos, que iniciou suas visitas ao Brasil em 1995 quando desenvolvia esforços para ampliar o mercado consumidor das peras Rocha (portuguesas). A chegada dele em São Joaquim também foi movida pelas peras, mas não durou muito para perceber que havia uma qualidade ímpar no terroir catarinense para ampliar seu projeto agrícola e explorar outros produtos.

Segundo o Sr. Nazário Santos, existem três tipos de vinhos: os feitos para beber, os feitos para comer e os feitos para conversar. Os primeiros são para aquela roda de amigos, um bate-papo sem compromissos; subindo sua escala os segundos são para acompanhar e enriquecer a experiência de degustar um bom prato; e no topo de sua hierarquia de qualidade estão os vinhos para conversar, sendo que o assunto da conversa é sempre o próprio vinho sendo degustado. Assim os vinhos QSM são ideias para comer, e a linha Utopia + Portento são perfeitos para conversar!

DSC01059

Decidimos então sentar à mesa da Quinta Santa Maria no centro de São Joaquim e ‘conversar’ um pouco enquanto degustávamos um café expresso de qualidade, uma dose de portento tinto e um bom chocolate amargo. Combinação perfeita, e que nos fez adquirir uma garrafa de Portento inteirinha para manter todas as conversas que desejarmos em casa! Recomendo o programa com a degustação e as compras, principalmente!

DSC01060

DSC01061

Se você tiver interesse de visitar a cidade num feriado ou fizer a visita num pequeno grupo (10-12 pessoas), entre em contato com a Quinta Santa Maria (contatos abaixo) e agende para um café com Portento e para participar do Programa Passe um Dia Conosco. Fiquei muito feliz de saber que a Quinta Santa Maria já possui um programa de visita ao vinhedo, aliás, um programa que combina visita ao vinhedo, degustação de vinhos e um almoço com alguns pratos harmonizados, tudo isso pertinho do rio.

Abaixo seguem os detalhes do roteiro que recebi por e-mail da Quinta Santa Maria, aliás, todos muito atenciosos!

Programa Passe um Dia Conosco

Ficamos satisfeitos pelo interesse demonstrado na visita aos nossos vinhedos e adega, para degustação dos vinhos. Efetivamente dispomos de um programa para visita guiada, acompanhada por profissionais do ramo, que consiste na deslocação em ônibus com fretamento, a partir de S. Joaquim e retorno, denominado "passe um dia conosco"

Este programa tem início às 9.30 da manhã, no espaço comercial da QSM, no centro de S. Joaquim, onde nos reunimos, tomamos café ao Portento, ao que após, nos deslocamos em ônibus até à Fazenda para um programa de visita à adega, seguindo-se  um passeio em bondinho aos vinhedos (em Patamares tipo Douro de Portugal), fim do qual, pelas 12.30 será servido almoço, cuja ementa Serrana e Portuguesa, varia um pouco, mas não faltando carreteiro de pinhão QSM, pão caseiro, linguiça, presunto e alheira Portuguesas e os vinhos. Tudo se passa (em dias bons), na base dos patamares dos vinhedos, junto ao rio Lava Tudo (qual Douro em miniatura), podendo-se praticar "pague e pesque", que consiste em "pescar" garrafas de vinho no rio.

    A comida, bebida e sobremesa são à descrição e lá pelas 15.30 ou 16 horas, regresso a S. Joaquim.

    O preço da visita coletiva é de 50 reais por pessoa (acrescido de 10 reais se incluir ônibus por conta da QSM entre S. Joaquim a fazenda e volta), tendo um desconto especial de 10% na compra de vinhos e será oferecido um cartão personalizado (com foto), que dará desconto na compra dos nossos vinhos 10%, por dois anos, nos locais de venda, em todo o Brasil.

De segunda-feira a sábado grupo mínimo de 15 pessoas, domingos e feriados grupo mínimo de 20 pessoas.

    Assim, propomos que revejam o vosso programa e incluam um dia conosco, que será bem animado, bem comido e excepcionalmente bem bebido, é por essa razão que não aceitamos visitantes em carro próprio - se beber não .... ...).

Ciente do bom entendimento ao exposto, aguardando suas notícias e respectivo  programas de agendamento da visita são com consideração.”

Fotos divulgadas pela Quinta Santa Maria

Contato: qsmvinhos@quintasm.com ou (49) 32333677

Ps.: adorei a descrição dos vinhedos como o Douro em Portugal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário