Muitos brasileiros podem até não saber o tamanho do estado de SC, outros podem até ficar surpresos quanto a produção de vinhos finos no estado, mas todo mundo sabe a cidade catarinense onde neva, certo? São Joaquim!!! É isso mesmo, todo ano (que neva, é claro), aparecem aqueles plantões na TV, dizendo: “Neste momento faz – 2ºC e os primeiros flocos de neve começam a cair em São Joaquim…”! A imagem é praticamente sempre a mesma: a repórter encasacada ao extremo, e no fundo um boneco de neve feito de fibra e plástico numa das praças do centro da cidade, onde também está o famoso termômetro, é claro!
Infelizmente São Joaquim ainda não vive momentos charmosos que combinam com uma neve caindo em pleno inverno. A cidade não é charmosa, é muito difícil conseguir um hotel ou uma pousada mais romântica (Urubici está abrindo este caminho), e um verdadeiro desafio encontrar lugares agradáveis para um refeição. O Restaurante O Pequeno Bosque é um verdadeiro achado, precioso, e que está colaborando para que a cidade siga no caminho para oferta de serviços e produtos mais bem elaborados aos seus moradores e visitantes. Os proprietários são de uma família com uma rede de restaurantes em Gramado, e com isso trazem um know-how importante para o planejamento e desenvolvimento turístico da cidade, mesmo que indiretamente.
Mas vamos falar daquilo que já está maravilhoso atualmente! Estávamos em São Joaquim (60km de Urubici) para dois compromissos importantes: tomar um café com Portento e chocolate na loja da Quinta Santa Maria (delicioso!) e fazer umas comprinhas na Casa do Vinho, degustando alguns vinhos com o Sr. Vilson! Depois de algumas caixas, e muitas taças, a tarefa foi praticamente atravessar a rua, e sentar numa boa mesa do O Pequeno Bosque.
Também não era nossa primeira vez ali, mas posso dizer que desta vez fui surpreendida novamente. Além do ambiente agradável, aconchegante, o serviços é excelente. O cardápio é bem variado, servindo carnes especiais, massas, trutas e os fondues de carne e queijo. Nesta visita eu optei pelo prato que simplesmente saltou do cardápio enquanto eu lia seus ingredientes: Carré de cordeiro com molho de mirtilo e ravióli de pinhão. Incrível, não? E realmente estava. A carne estava crocante por fora, macia por dentro, num casamento perfeito com o molho de mirtilo.
Depois uma Truta com amêndoas e legumes salteados na manteiga. Nunca provei amêndoas tão perfeitamente crocantes. Os pratos foram cuidadosamente preparados, elaborados, e decorados para nossa alegria. É claro que devo mencionar que chegamos no restaurante por volta das 19h30 (horário em que abre), e assim o atendimento foi VIP!
Mas agora conto um segredo: em 2010, quando visitávamos a região numa época mais fria, saboreamos uma Sopa Cremosa de Aspargos e um Fondue de Queijo, que estavam igualmente divinos. Ah, e no fondue você pode saborear a maça e a maçanzada com o queijo. Sabores inusitados, mas de sucesso, garanto.
Para sobremesa, fomos num pedido mais leve, considerando os itens anteriores (hehehe)! Escolhemos um Creme de Papaia com Licor de Cassis que estava perfeito na textura, na temperatura, e no equilíbrio dos sabores.
Esse seria nosso último jantar na Serra de SC antes de nos despedirmos do feriado de Carnaval, e definitivamente foi fechado com chave de ouro, com o pagamento justo de R$ 150,00 para dois com todos os pratos incluídos + o vinho (a sopa e o fondue não contam!).
O Pequeno Bosque
Rua Major Jacinto Goulart, 212,
São Joaquim, Santa Catarina
(49) 3233-3318
http://www.serracatarinense.com/pequenobosque/index.html
E se você deseja conhecer um pouco mais da Serra de SC, acesse outros posts da Conselheira para Viagens (conselheiraparaviagens.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário