O Pequeno Bosque: elegância e muito sabor na gastronomia de São Joaquim

clip_image001Muitos brasileiros podem até não saber o tamanho do estado de SC, outros podem até ficar surpresos quanto a produção de vinhos finos no estado, mas todo mundo sabe a cidade catarinense onde neva, certo? São Joaquim!!! É isso mesmo, todo ano (que neva, é claro), aparecem aqueles plantões na TV, dizendo: “Neste momento faz – 2ºC e os primeiros flocos de neve começam a cair em São Joaquim…”! A imagem é praticamente sempre a mesma: a repórter encasacada ao extremo, e no fundo um boneco de neve feito de fibra e plástico numa das praças do centro da cidade, onde também está o famoso termômetro, é claro!

Infelizmente São Joaquim ainda não vive momentos charmosos que combinam com uma neve caindo em pleno inverno. A cidade não é charmosa, é muito difícil conseguir um hotel ou uma pousada mais romântica (Urubici está abrindo este caminho), e um verdadeiro desafio encontrar lugares agradáveis para um refeição. O Restaurante O Pequeno Bosque é um verdadeiro achado, precioso, e que está colaborando para que a cidade siga no caminho para oferta de serviços e produtos mais bem elaborados aos seus moradores e visitantes. Os proprietários são de uma família com uma rede de restaurantes em Gramado, e com isso trazem um know-how importante para o planejamento e desenvolvimento turístico da cidade, mesmo que indiretamente.

clip_image002

Mas vamos falar daquilo que já está maravilhoso atualmente! Estávamos em São Joaquim (60km de Urubici) para dois compromissos importantes: tomar um café com Portento e chocolate na loja da Quinta Santa Maria (delicioso!) e fazer umas comprinhas na Casa do Vinho, degustando alguns vinhos com o Sr. Vilson! Depois de algumas caixas, e muitas taças, a tarefa foi praticamente atravessar a rua, e sentar numa boa mesa do O Pequeno Bosque.

clip_image003

clip_image004

Também não era nossa primeira vez ali, mas posso dizer que desta vez fui surpreendida novamente. Além do ambiente agradável, aconchegante, o serviços é excelente. O cardápio é bem variado, servindo carnes especiais, massas, trutas e os fondues de carne e queijo. Nesta visita eu optei pelo prato que simplesmente saltou do cardápio enquanto eu lia seus ingredientes: Carré de cordeiro com molho de mirtilo e ravióli de pinhão. Incrível, não? E realmente estava. A carne estava crocante por fora, macia por dentro, num casamento perfeito com o molho de mirtilo.

clip_image005

Depois uma Truta com amêndoas e legumes salteados na manteiga. Nunca provei amêndoas tão perfeitamente crocantes. Os pratos foram cuidadosamente preparados, elaborados, e decorados para nossa alegria. É claro que devo mencionar que chegamos no restaurante por volta das 19h30 (horário em que abre), e assim o atendimento foi VIP!

clip_image006

Mas agora conto um segredo: em 2010, quando visitávamos a região numa época mais fria, saboreamos uma Sopa Cremosa de Aspargos e um Fondue de Queijo, que estavam igualmente divinos. Ah, e no fondue você pode saborear a maça e a maçanzada com o queijo. Sabores inusitados, mas de sucesso, garanto.

clip_image007

clip_image008

Para sobremesa, fomos num pedido mais leve, considerando os itens anteriores (hehehe)! Escolhemos um Creme de Papaia com Licor de Cassis que estava perfeito na textura, na temperatura, e no equilíbrio dos sabores.

clip_image009

Esse seria nosso último jantar na Serra de SC antes de nos despedirmos do feriado de Carnaval, e definitivamente foi fechado com chave de ouro, com o pagamento justo de R$ 150,00 para dois com todos os pratos incluídos + o vinho (a sopa e o fondue não contam!).

O Pequeno Bosque

Rua Major Jacinto Goulart, 212,

São Joaquim, Santa Catarina

(49) 3233-3318

http://www.serracatarinense.com/pequenobosque/index.html

E se você deseja conhecer um pouco mais da Serra de SC, acesse outros posts da Conselheira para Viagens (conselheiraparaviagens.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário