Pequenas dicas – despacho de bagagem

42-23162527Olá pessoal,

vou dar início a um tópico bem útil para qualquer viajante. O Pequenas dicas tem como objetivo listar dicas sobre diversos aspectos das viagens, em textos bem curtinhos. Serão baseados nas minhas viagens, nas histórias que os amigos contam, e na literatura que acompanho sobre o mundo da viagem! Tudo para tornar a sua experiência mais agradável!

Hoje vou comentar sobre a experiência da Beth. Em recente viagem a Colômbia, presenciaram uma situação desagradável decorrente de uma prática bem comum entre as companhias aéreas: despachar as duas malas de um casal/família em nome de apenas um passageiro. Teoricamente, isso provavelmente ocasionaria excesso de bagagem e cobrança de taxas, mas ninguém cobra, pois são dois passageiros.
E se uma das malas é extraviada? Justamente a mala daquela pessoa em que seu cartão de embarque não consta nenhuma bagagem? Aí você dirá: "Mas as duas bagagens estão em nome do companheiro!". Porém, lembre-se que o que comprova a prestação do serviço de transporte de bagagem é o pequeno ticket com indicação do peso da mala colado em seu cartão de embarque.

Para não enfrentar outros aborrecimentos além de ficar sem seus pertences por um tempo (talvez você enfrente dificuldade para ter acesso ao seguro/ressarcimento pelo extravio), faça questão de que sua mala seja devidamente vinculada ao seu cartão de embarque. E no caso de qualquer extravio ou dano a bagagem, chame imediatamente um funcionário da companhia aérea, antes mesmo de sair da sala de desembarque.

Abaixo mais algumas dicas interessantes sobre o assunto:

Dicas sobre extravio de bagagem
O que fazer em caso de extravio de bagagem?

E pra completar, talvez esse não seja um problema que enfrentaremos no futuro! Deem uma olhada no self check-in espalhado em alguns aeroportos do mundo, publicado pelo Ricardo Freire:

Self check-in com etiquetagem de malas: já existe!

Bom proveito, e boa viagem!

6 comentários:

  1. Boa tarde, em junho quero viajar ao Brasil Pacotes e hoteis é o que procuro. Gostaria de saber se seria este um destino agradavel para a familia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Constanza,
    com certeza Florianópolis é um destino agradável para família!
    Mande-me um email para conselheira@conselheiraparaviagens.com.br com as datas e a quantidade de dias que tens interesse em ficar no Brasil para que eu possa te indicar algumas opções.
    Um abraço,
    Giane

    ResponderExcluir
  3. Oi Boa tarde, primeiramente parabéns pelo blog. Sou da Argentina e tenho muita vontade de encontrar Viagens no Brasil com
    férias tudo inclusivo, pocotes com pasagems e hoteis- agradeco sua ajuda. Ate

    ResponderExcluir
  4. Olá Constanza,
    favor encaminhar um email para conselheira@conselheiraparaviagens.com.br com as datas da sua viagem ao Brasil!
    Aguardo seu email para lhe passar mais dicas!

    Giane

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabéns pelo blog! Adorei as dicas! Para não correr riscos de malas extraviadas e viajar tranquila, sempre viajo somente com bagagem de mão.
    Neste vídeo dou dicas de como montar uma mala compacta para uma viagem a Europa no outono ou primavera! Pode ajudar muitos passageiros.
    Este é o vídeo (Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI e Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=b2pP1ZrOX40)
    Abraços,
    Cristina Marinho

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristina, muuuuito obrigada pela dica! Realmente é preciosa! Beijos!

    ResponderExcluir