Comidinhas de Santiago

P1100459É claro que estava faltando um post exclusivamente sobre as comidinhas de Santiago… caso contrário este blog estaria com algum problema! :) Frutos do mar, mariscos do Pacífico, frutas diferentes, empanadas de pino deliciosas, entre tantas outras coisas. Infelizmente 5 dias é muito pouco para degustar tamanha diversidade.

Bom, este post não tem como objetivo ser um guia gastronômico da cidade, mas pelo menos quero compartilhar o que eu e a Michelle comemos de gostoso em Santiago nesses dias, e que recomendamos sem qualquer hesitação.

Começamos pelo escondidinho Vietnam Discovery: um achado, e uma comida deliciosa (contado em detalhes nesse post)! É daqueles pequenos bistrôs escondidos num bairro não muito tradicional, muito menos referência em gastronomia. Me lembrou muito de um restaurante indiano MARAVILHOSO que eu e o Carlos encontramos em Madri, depois de horas procurando! Como lá na Espanha, este aqui valeu o esforço. O espaço é minúsculo, e nasceu por acaso, por conta de tantos pedidos que os clientes do sistema delivery (único até um tempo atrás) faziam aos proprietários. A cozinha mistura comida asiática e andina, recheada de opções com bons frutos do mar.

P1100456

P1100462

Um outra opção, bem mais tradicional e conhecida, é o belíssimo Como água para chocolate. Localizado numa das avenidas mais famosas do Bairro Bellavista, em plena Av Constitución, ao lado do Pátio Bellavista, esse restaurante tem uma comida bastante carregada de influências mexicanas… assim como o famoso filme que dá nome ao restaurante. Para quem não conhece, no filme, Tita, a atriz principal, transfere para a culinária uma série de emoções, conseguindo fazer com o que os outros possam sentir suas emoções. Em todos os pratos preparados por Tita no filme, “os alimentos são preparados, envoltos num ritual onde a magia do elo alimento/vida, aroma/perfume, sabor/sensação, textura/sensualidade... se exacerba numa magnitude que deleita o paladar da alma.”

P1100636P1100644P1100647

A decoração do restaurante é belíssima, inclusive com uma cama que é usada como mesa! E das cadeiras do mezanino é possível assistir toda a movimentação dos diversos garçons com drinques coloridos e pratos exibindo chamas enquanto são levados a mesa dos ansiosos clientes. Aqui a comida e a bebida não são baratas, mas valeram cada peso chileno que pagamos. Em média custou R$ 80,00 por pessoa, com bebidas e sobremesa. Os pisco sours estavam perfeitos, e os pratos são exageradamente bem servidos, e por conta disso, eu e a Michelle podemos ‘trocar’ de prato para saborear duas das opções da casa.

Eu fui de Nuestro Congrio de Siempre (Congrio almendrado al gratin sobre espinacas a la crema. Estava divino! E a Michelle foi de Merluza a La Diabla (Merluza Austral grillada, bañadas con finos mariscos en su salsa y toqued picantitos, acompañada de risotto de vegetales)! Simplesmente perfeita.

P1100660

P1100654

A terceira dica não é bem um restaurante, apesar de que muita gente diria que sorvete é alimento capaz de substituir qualquer refeição! E nesse caso sou obrigada a concordar! É imperdível o Empório La Rosa, uma casa de sorvetes que atende desde 2001, localizada na junção das Calles Monjitas e Merced, bem pertinho do Cerro Santa Lucía, de frente para o Parque Florestal, e pra nosso prazer, a apenas algumas quadras do hostel!

DSC02943

A sorveteria, que também elabora sobremesas quentes (isso deveria ser copiado aqui no Brasil, pois sorvete não é apenas para o verão, certo?), exibe sabores bem exóticos, como Chá verde, Óleo de rosas, Gengibre, Morango picante, entre outros. Não espere um super atendimentos da equipe que trabalha lá, porque não encontrarás, mas o sorvete vale a parada, pois está numa das regiões mais agradáveis para se caminhar em Santiago!

DSC02941

DSC02939

DSC02940

Gostaram? Pois ainda falta contar como foi nossa experiência pelo caos de Valparaíso! Mas já posso adiantando que a ‘parte’ gastronômica lá foi espetacular! Em breve…

2 comentários:

  1. Estamos indo para Santiago em novembro. Valeu pelas comidinhas... Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu quero opinoões de pessoas que conhecem a cultura local, pois é mais interessante do que apenas experiências de viagens.

    Eu, meu marido e filhos (20 e 14 anos), iremos para o Chile em julho.

    Gosto de pesquisar muito.

    Planejo ficar 10 dias ( 5 noites em farellones, e o restante em Santiago).

    Quando estiver em Santiago, quero conhecer Valparaiso e Vinha Del Mar.

    Gosto de conhecer a culinária local.

    Prefiro ir nos restaurantes que os moradores frequentam e escapar dos "pega-turistas".

    Li vários relatos sobre o mercado de Santigo. Meu marido gostaria de comer a centolla e também frutos do mar.

    PERGUNTA:

    No mercado, qual o melhor lugar para comer. Li muitas críticas sobre o Donde Augusto (parece que é o mais famoso, porém caro e visando turistas...)

    Li na maioria dos blogs, restaurantes que estão na "moda", cozinha internacinal....

    Não é isso que eu quero. Quero conhecer restaurantes típicos de frutos do mar, que os nativos frequentam.

    Parece que você também conhece bem Valparaiso e Vinha Del Mar ( já li sobre as atrações). Quero dicas de restaurantes.

    Dentro desse meu roteiro, tudo o que você puder acrescentar, vai ser muito bom!

    Antecipadamente te agradeço.

    ResponderExcluir