Muito bem Acolhida na Colônia

P1110203Sabe aquele cheirinho de um bolo de fubá quentinho sobre a mesa do café da manhã, acompanhado de um pão de queijo recém saído do forno, e uma nata 'tinindo' de boa? Pois é, esses foram alguns dos aromas e sabores do meu reveillon! Não que eu não goste do pernil, da lentilha, das uvas e das ondinhas puladas na praia para uma virada de ano com todos os melhores desejos para o ano que se inicia. Mas passar as últimas horas do ano que se vai, e os primeiros dias do ano novo num sítio, em meio a mata, e repleto de pássaros cantando, abelhas produzindo mel, e rodeada de produção orgânica por todos os lados, NÃO TEM PREÇO!

E assim foi nossa virada de ano! Com a companhia de uma gata e seus três filhotes, uma casal de pica-pau, alguns sapos que a noite vinham comer os insetos que teimavam em fica próximo as luzes da casa, e alguns lagartos gigantes, que saiam da trilha que levava a cachoeira, para dar o ar da graça sempre que o calor chegava no seu máximo!

Essa experiência aconteceu na Pousada Vitória, administrada pela simpática Dida e seus filhos, uma família de pequenos agricultores orgânicos, do município de Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina. Para chegar lá são alguns quilômetros de asfalto subindo a BR 282 até Rancho Queimado.  Depois segue-se em direção a Anitápolis, aproximadamente 30 km, que em grande parte já está asfaltada. Depois de Anitápolis são mais 26 km de estrada de chão até Santa Rosa de Lima, e mais 6 km até a Pousada Vitória. Cansou só de pensar na estrada de chão? Pois não deveria, garanto que vale muuuito a pena! E viva a tranquilidade!

P1110221

A Pousada Vitória faz parte de um projeto muito legal, e um tesouro para quem está aqui pertinho de Floripa, a Acolhida na Colônia. Um projeto que nasceu com a ajuda do governo francês para oferecer aos pequenos agricultores de Santa Catarina assistência para o desenvolvimento de uma atividade alternativa no meio rural: o turismo! Atualmente são contempladas diversas regiões do Estado de SC, e cada município tem seus associados. É possível visitar e conviver com pequenos agricultores nas Encostas da Serra Geral, São Joaquim, Ibirama, Rio do Sul, Ituporanga, e em breve Imbituba. São muitas opções de hospedagem, atividades de lazer, e principalmente delícias do campo para provar e levar pra casa! Eu sempre volto carregada de doces, ovos, etc!

P1110132

P1110134

P1110148

P1110152

Para fazer as reservas, basta acessar o site do projeto, passear pelos diferentes destinos, e escolher a propriedade onde você deseja se hospedar, ou apenas visitar. Aliás, o projeto já sugere pequenos roteiros, para que você possa conhecer grupos de associados que estão próximos entre si. Pelo site você terá duas opções: reservar diretamente pelo telefone das famílias de agricultores, ou então com a central de reservas, no (48) 36540186. Há diferentes preços em virtude do tipo de hospedagem que você deseja: apenas café da manhã, meia pensão, ou pensão completa! E importante dizer que aqui não se aceita cartão de crédito! Ahh, também não tem internet, provavelmente seu telefone não irá funcionar, e se a família tiver uma antena parabólica, você poderá assistir alguns poucos canais, mas vai por mim: não sentirás a menor falta disso tudo! :)

A pousada conta com duas casas para receber hóspedes. Ficamos na menor, com capacidade para 2 casais. Nesta casa, além da grande varanda com uma rede para contemplar o verde do entorno, há uma cozinha integrada com uma sala, e um fogão a lenha bem convidativo. Desta vez estava agradável (pois estamos na encosta da serra, e mesmo no verão é bem fresquinho) e não acendemos o fogão a lenha, mas na última visita a pousada, também em janeiro, tivemos o prazer de acender o fogo, e esquentar o ambiente além de preparar refeições! Excelente exercício para quem deseja diminuir o ritmo da cidade, e curtir a tranquilidade do campo!

P1110137

P1110139

P1110145

A Dida está construindo um terceiro espaço, um chalé sobre o lago onde cria peixes para servir aos hóspedes e para o consumo da família. Está ficando uma graça, e já entramos na fila para curtir o aconchego dessa casinha de madeira sobre o lago da propriedade.
Como gostamos muito de cozinhar, a pousada é perfeita. Somos servidos do café da manhã delicioso da Dida, sempre com produtos fresquinhos e orgânicos, e depois somos apresentados a horta de legumes, verduras, ervas e temperos que fica nos fundos da casa. MARAVILHOSO! Eu fiquei apaixonada... nas minhas saladas tinham até flores comestíveis, que adoro! Além disso, a Dida preparou uma gamela com alguns produtos que tinha disponível: cebola, batata, abóbora, abacaxi, etc (basta pedir pra ela). E ainda tínhamos a disposição ovos caipiras! Como gosto de comer, que dúvida que passei dias agradáveis lá!

P1110223

P1110165

P1110171

P1110172

P1110175

Além da tranquilidade de não se fazer nada (meu passatempo preferido para começar um ano novo), a propriedade tem um lago onde os hóspedes podem pescar, uma pequena trilha que leva a uma queda d'água bem fresquinha, e um tour especial para chupar o mel direto das caixinhas de abelha, pois a família da Dida tem anos de experiência na apicultura! mas não se preocupe, as caixinhas de abelhas que ficam bem próximas as casas não são de abelhas africanas não! Na verdade são de um novo projeto da família, de recuperação das abelhas nativas, que não possuem ferrão (meliponário). Elas produzem um mel especial, que é colhido com seringa. Nós pedimos licença, abrimos uma caixinha, deixamos as abelhas nos envolver, e chupamos com um mini-bambu em forma de canudo, o mel direto da fonte! Que delícia!

P1110191

P1110189

P1110190

P1110196

P1110212

P1110217

Toda essa região de Santa Catarina é repleta de pequenos paraísos a serem descobertos, com a vantagem de poder vivenciar os cuidados que essas famílias dedicam a produção de alimentos de forma orgânica, e assim protegerem a nosso corpo e nossa natureza das consequências dos produtos tóxicos.

Eu recomendo muito essa visita, pois sempre fui bem acolhida aqui! Aproveite e leve sua família e seus amigos, e aprenda mais sobre os alimentos, a produção de mel, a importância da produção orgânica e a vida no campo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário