Nosso tour cultural pela Cidade do México

imagesQuando não se tem grandes expectativas sobre um lugar, e ele de alguma forma se destaque pelo que é, não há outro sentimento que consigo descrever além de me ver impressionada.

Na verdade, ainda sou uma pessoa que se impressiona com uma certa facilidade, mas também, faltam tantos lugares para eu ver nesse mundo! Acredito que há muita coisa diferente me esperando por aí…

Mas voltando a história, impressionada foi como fiquei quando no meu primeiro dia na Cidade do México, e ainda no período da manhã, presenciei inúmeros alunos da rede pública de ensino, de todas as idades, sentados nos corredores dos prédios do governo, localizados no entorno do Zócalo, escutando as explicações de seus professores sobre as pinturas que Diego Rivera havia feito ali. Eram paredes enormes, dos corredores que davam para os jardins internos, onde o colorido de seus desenhos contava um pouco da história do povo mexicano. Simplesmente lindo, e impressionante, tanto a arte de Rivera (que conheci lá, ‘pessoalmente’), quanto o contato das crianças com sua história, sua origem.


theworld

Este painel, localizado no Palácio Nacional, tem como título ‘México – hoje e amanhã, pintado entre 1934 e 1935.

E esse foi só o começo do nosso tour cultural pela cidade!

Logo em frente ao nosso albergue estava a Catedral Metropolitana, de frente para o Zócalo, e próxima de todos os prédios importantes do governo mexicano.  Ela representa o maior templo católico da Cidade do México, e uma das maiores construções religiosas de toda a América Latina. São 5 naves e 16 capelas laterais. Acontecem missas diferentes, simultaneamente.

DSCF0067DSCF0019

Seu interior é riquíssimo e sua construção levou 3 séculos para ser finalizada. No entanto, assim como outras grandes construções, a catedral está sofrendo um afundamento, pois sua construção ocorreu sobre ruínas de templos astecas entre os séculos 14 e 15. No interior da catedral é possível acompanhar o trabalho de correção do alinhamento de sua estrutura através de um pêndulo que mostra os avanços do trabalho de engenharia.
 
DSCF0028

Saindo da Catedral Metropolitana, ainda no Centro Histórico, no Zócalo, vale muito a pena conhecer o Palácio Nacional, que abriga o gabinete do presidente mexicano, mas principalmente pelas obras de Diego Rivera, que marcam os corredores voltados para o jardim interno. É um verdadeiro museu a céu aberto, e ainda bastante presente na vida dos mexicanos.
DSCF0032

Essa é a Michelle (minha irmã), na frente do Palácio Nacional.

Um outro passeio muuito interessante, que sugiro fazer enquanto estiver na Cidade do México, e que ganhei de presente assim que ‘conheci’ o Diego Rivera, é o Museu da Frida Kahlo (A Casa Azul), sua mulher. O museu que abriga suas principais obras, e também suas cinzas, é sua antiga casa, onde é possível conhecer ambientes como seu quarto e seu ateliê. A história de Frida e Diego é bastante intensa, não à toa que virou filme, e mostra o relacionamento de duas grandes personalidades, que se iniciou quando estavam envolvidos no Partido Comunista Mexicano. Definitivamente não se trata de uma “novela mexicana”, pois o envolvimento destas duas pessoas contribuiu rendeu importante obras.
800px-The_Blue_House_1

São diversas obras, entre as mais conhecidas, estão seus auto-retratos, como este abaixo “Auto-retrato dedicado a Leon Trotsky”, e o quadro “As duas Fridas”.
10115830
10091823

Museu da Frida Kahlo - Esquina Allende e Londres, Coyaocán

Apesar da Cidade do México possuir centenas de museus, há mais um lugar pelo menos que merece toda a atenção: Museu Nacional de Antropologia. É lá que estão expostas as maiores e mais importantes coleções de arqueologia e etnografia do mundo.
DSCF0048

Essa é a entrada do museu, onde aproveitamos para tirar fotos enquanto esperávamos na fila!
DSCF0080

E essa é a escultura central do Museu Nacional de Antropologia, e que faz referência as diversas civilizações expostas ali.

Além das salas de exposições temporárias, são 11 ambientes que tratam da arqueologia e 10 ambientes sobre a etnografia:
 
ARQUEOLOGÍA

1 Introducción a la antropología - 2 Poblamiento de América - 3 Preclásico - 4 Teotihuacan - 5 Los Toltecas y su época - 6 Mexica - 7 Culturas de Oaxaca - 8 Culturas de la Costa del Golfo - 9 Maya - 10 Culturas del Norte - 11 Culturas del Occidente.

DSCF0085 DSCF0096

O ponto alto do museu fica por conta da Pedra do Sol, uma escultura circular que, equivocadamente, foi chamada no início de pedra do calendário. Os entalhes contam o início do mundo asteca e predizem o seu fim.

ETNOGRAFÍA

1 Los Nahuas - 2 El Noroeste - 3 Pueblos Mayas - 4 Costa del Golfo: Huasteca y Totonacapan - 5 Oaxaca: Pueblos indios del Sur - 6 Sierra de Puebla - 7 Otopame - 8 Puréecherio - 9 Gran Nayar - 10 Pueblos Indios.
DSCF0083DSCF0088

Com certeza será um passeio para alguuuummmmas horas, mas com certeza um dos mais interessantes museus que já vi! Quer aprender um pouco mais sobre os povos das Américas… dá um pulo lá!

Museu Nacional de Antropologia - Av. Paseo de la Reforma y calzada Gandhi s/n - Col. Chapultepec Polanco

Está se perguntado sobre as pirâmides do México? Deixaremos um post especialmente para Teotihuacán e sua pirâmide do Sol! Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário